Dante InCiência: a Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura do Colégio Dante Alighieri

No dia 20 de outubro de 2018, realizamos nossa XXI Feira de Ciências e Tecnologia. Esse dia marca o momento de divulgação dos trabalhos de investigação científica de aproximadamente 2.050 alunos do Ensino Fundamental. O público estimado de visitantes é de 5 mil pessoas.

Fotografia de um dos espaços da Feira de Ciências de 2018.

A mostra bienal de projetos de ciências é uma oportunidade para se conhecerem a criatividade, a reflexão, o aprofundamento e a metodologia científica com que os alunos se ocuparam durante meses de trabalho em suas pesquisas científicas.

Ao longo das décadas em que foram realizadas as vinte feiras de ciências bienais do Colégio, houve uma modificação no perfil dos objetivos e dos trabalhos apresentados. Nos anos anteriores, a feira trazia uma série de demonstrações, modelos, maquetes e curiosidades da ciência. Desde 2006, porém, trazemos algo muito diferenciado e valorizado no atual ensino de ciências: os trabalhos precisam ter uma metodologia científica e serem de natureza investigativa. Assim, mais de 300 grupos de alunos desenvolveram projetos abrangendo:

• Escolha do tema de forma autônoma (pela preferência dos alunos)
  • Elaboração de uma questão-problema e levantamento de hipóteses
  • Obtenção e registro de dados
  • Discussão de resultados
  • Construção de um pôster (num modelo próximo ao de congressos de divulgação científica)
  • Elaboração de resumos publicados em livros

Fotografia de um dos espaços da Feira de Ciências de 2018.

Dentre as feiras nacionais somos afiliados à FEBRACE – Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, que acontece anualmente na Poli – USP. Os dois melhores projetos da Feira de Ciências, avaliados e escolhidos por professores do Colégio e de Universidades, podem ser classificados como finalistas da FEBRACE (desde que obedeçam às regras básicas). Além disso, os integrantes dos grupos premiados recebem outros prêmios. Também somos afiliados à MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que acontece anualmente em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados também podem ser expostos anualmente nessa mostra. A MOCICA – Mostra Científica do Cariri, ocorre no campus do Instituto Federal em Juazeiro do Norte, no Ceará, em 2018 nos tornamos afiliados a esta grande feira nacional. Além disso, somos afiliados à Feira internacional Genius Olympiad, que acontece anualmente em Oswego no Estados Unidos.

Apresentação de trabalhos do programa Cientista Aprendiz

Alunos dos 8ºs anos às 3ª séries do Ensino Médio, com alto interesse e desempenho em ciências, participam de um programa de pré-iniciação científica chamado Cientista Aprendiz. Nesse programa, que ocorre em horário inverso ao das aulas, os alunos elaboram projetos de pré-iniciação científica, com orientação de professores especializados e coorientação de professores de universidades. Há projetos de várias áreas da ciência. Esses trabalhos serão avaliados por pesquisadores de universidades especialmente convidados para isso. Os dois melhores projetos serão selecionados como finalistas da FEBRACE e da MOSTRATEC.

Serão aproximadamente 150 projetos sobre ciências físicas e biológicas, ciências humanas e da terra.

Profa. Sandra Maria Rudella Tonidandel
Coordenadora-Geral Pedagógica