PROJETOS

A Influência de Marcadores na Interpretação de Textos de Divulgação Científica com Adolescentes

Alunas: Carolina Abrusio Carneiro da Cunha e Juliana Silveira Prodonoff
Profª. Orientador(a): Érica C. A. Dell Asem
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2012

Premiações

Descrição

         A Divulgação Científica faz parte de nossas vidas, embora não percebamos. Ela está presente em textos de jornais e revistas que abordam temas científicos. Ela é mais um meio de comunicação muito utilizado nos dias de hoje, mas são poucas as pessoas que conseguem entendê-la. Segundo Meyer (1985), há elementos em um texto que facilitam a interpretação dele. A estes chamamos de marcadores. Acreditamos que, por exemplo, a explicação de conhecimentos pré-requisitados é um marcador que influencia positivamente na interpretação do texto. Neste trabalho, veremos quais desses têm maior eficácia quando utilizados na apresentação de um texto de divulgação científica para alunos de 9 ano de uma escola particular de São Paulo. Para determiná-los, foram aplicados três questionários em uma amostra de 10 alunos (no ano passado) com a idade de 14 ou 15 anos. A partir desse levantamento, o projeto consistirá em três etapas: um pré-teste, que consiste em seis perguntas, testes e dissertativas, com o objetivo de determinar o nível de conhecimentos gerais e de interpretação de texto da amostra; um teste com questões testes e dissertativas sobre um texto de divulgação científica adaptado da revista Ciência Hoje; e um pós-teste, que será uma entrevista semiestruturada com alunos escolhidos aleatoriamente para verificar se as respostas dadas tiveram influência de suas elaborações de texto. O grupo amostral será de 30 alunos de 9 ano, que participarão de forma voluntária das três etapas descritas. No futuro, pretendemos realizar o pós-teste para identificar se a questão é realmente ligada com interpretação de texto ou apenas na redação das respostas.