PROJETOS

Aproveitavento: Uso doméstico da energia eólica urbana

Alunas: Barbara Cipolla Petri e Lauren Schwartzman .
Profo. Orientador: Eraldo Rizzo de Oliveira.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2011.

Premiações

 

Descrição

O projeto Aproveitavento visa incentivar o uso da energia eólica, fonte renovável que o nosso país dispõe em grande quantidade, mas que ainda não é das mais significativas na matriz energética brasileira.

O objetivo do nosso projeto é construir um mecanismo que transforme a energia cinética dos ventos em elétrica. O nosso protótipo consiste na construção de pás projetadas de tal forma que aproveitem ventos provenientes de direções e intensidades diferentes. Essas pás serão conectadas a um dínamo que transformará a energia cinética por elas produzida em elétrica.

A energia elétrica produzida deverá abastecer uma central onde pequenos aparelhos celulares, pilhas, entre outros dispositivos compactos domésticos podem ser carregados sem necessariamente usar a rede de distribuição de eletricidade. Dessa forma, a energia cinética proveniente do vento, limpa e renovável, poderia assumir um papel mais importante em nossa matriz energética, atendendo às demandas domésticas de diversas residências ou estabelecimentos coletivos.